Padrões sociolinguísticos do português brasileiro: a importância da pesquisa variacionista

Autores

  • Maria Marta Pereira Scherre Pesquisadora I-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora colaboradora sênior do Programa de pós-graduação em Linguistica (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB) e professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i4.167

Palavras-chave:

Variação linguística, Ferramenta estatística, Português brasileiro, Concordância verbal, Imperativo gramatical,

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar tendências gerais e particulares do português brasileiro e explicitar a importância da pesquisa variacionista para o conhecimento da realidade sociolinguística. Inicialmente, sintetizamos pressupostos da Teoria da Variação e da Mudança Linguística e discutimos a ferramenta estatística mais usada neste tipo de análise - o programa de regra variável (VARBRUL). Como tendências gerais, abordamos o uso de pronomes átonos, do futuro do presente perifrástico, da expressão pronominal a gente e da concordância verbal, em especial, os casos de sujeito de estrutura complexa em dados escritos. Como tendências particulares, abordamos a expressão gramatical do imperativo, com dados da fala e da escrita. Fechamos nosso texto, apontando novas perspectivas de pesquisa variacionista, a saber, os usos de pronomes pessoais de segunda pessoa na fala de jovem capital brasileira, Brasília, de 52 anos em 2012, que exibe processos de focalização dialetal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marta Pereira Scherre, Pesquisadora I-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora colaboradora sênior do Programa de pós-graduação em Linguistica (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB) e professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Pesquisadora I-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora colaboradora sênior do Programa de pós-graduação em Linguistica (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB) e professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

SCHERRE, M. M. P. Padrões sociolinguísticos do português brasileiro: a importância da pesquisa variacionista. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 4, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i4.167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/167. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA