Interação, cultura e a aquisição da linguagem

Autores

  • Claudia Tereza S. da Silva Professor Adjunto I do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i4.164

Palavras-chave:

Interação, Aspectos socioculturais, Aquisição de Linguagem,

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo inicial de aquisição da língua materna: Que elementos estão envolvidos no processo de aquisição da língua materna? Qual a importância da interação? Qual o papel dos pais, da cultura e da sociedade nesta fase inicial? O que adquirimos ao adquirir uma língua? Ao que parece, os bebês já nascem com aptidões para a fala, com aquilo que costumamos denominar de “dotes linguísticos”. No entanto, embora nasçam equipados com todo o aparato necessário para adquirirem uma língua, a interação parece ser um fator fundamental para que a aquisição da linguagem deslanche, o que significa dizer que o desempenho da criança é organizado não apenas em termos puramente biológicos, mas também de acordo com sua vida em comunidade, e, para se entender o que é adquirido, é necessário olhar as crianças tanto como organismos quanto como seres sociais. Os pais possuem um papel essencial, embora auxiliar. Porém, encarar a linguagem apenas como um ato conjunto não é suficiente. A concepção mais adotada atualmente por muitos pesquisadores é a de que a interação, o compartilhamento de conhecimentos e atenção são a base da atividade lingüística. A aquisição da linguagem é um processo socialmente distribuído.

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Biografia do Autor

Claudia Tereza S. da Silva, Professor Adjunto I do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia.

Professor Adjunto I do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

SILVA, C. T. S. da. Interação, cultura e a aquisição da linguagem. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 4, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i4.164. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/164. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA