Interdiscursividade e intertextualidade no gênero “contrato das empresas de assistência à saúde”: algumas considerações sobre a leitura e o obscurecimento dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v0i3.158Palavras-chave:
Gênero, Interdiscursividade, Intertextualidade, Informatividade, Sentidos,Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar os tipos de conhecimentos acionados no gênero “contrato jurídico de planos de assistência à saúde” a fim de determinar como tais conhecimentos configuram três domínios discursivos específicos, relacionados com a Saúde, o Direito e a Economia. A análise dos cinco textos utilizados como corpora da pesquisa – das empresas Amil, Assim, DixAmico, Real Doctor e Rio Med – faz-nos perceber que existe uma relevante presença interdiscursiva, entre elas. De acordo com Marcuschi (2008), os diferentes domínios discursivos originam os gêneros textuais que são usados pelos indivíduos nas trocas interlocutivas. Dessa forma, sem o acionamento, durante a leitura, de tais conhecimentos, os sentidos textuais ficarão implícitos, e a maior ou menor compreensão, dependerá da acessibilidade dos indivíduos a determinado domínio discursivo. A exposição da presença dos interdiscursos no gênero corrobora a tese de que a presença dos interdiscursos irá afetar o entendimento dos textos. Nesse caso, a linguagem pode ser vista como uma forma de manipulação dos sentidos, que não serão atingidos pelos destinatários que não tiverem previamente adquiridos os conhecimentos necessários à apreensão de tais sentidos. A fim de demonstrar como tais recursos discursivos são apresentados, nos textos, recorremos à corrente teórica acerca da concepção dialógica da linguagem. Utilizamos, para tal abordagem, conceitos a partir de Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Barros (2003), Koch e Travaglia (1995), que se inter-relacionam na análise dos dados referentes aos conceitos de “Gênero”, “Interdiscurso”, “Intertexto” e “Leitura”. Tal abordagem está coadunada com as perspectivas propostas a partir da Linguística Textual, cujas pressuposições visam a demonstrar a configuração de determinado texto, tipo ou gênero discursivo, a fim de compreender sua estruturação.
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