Discurso de professores indígenas: uma análise semiótica

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Ramos Mestre em Letras, área Linguística e Interculturalidade pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Rita de Cássia A. Pacheco Limberti Professora Doutora da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i3.157

Palavras-chave:

Educação formal, Discurso indígena, Semiótica,

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns aspectos relativos ao processo de construção de significado no discurso de professores indígenas a respeito da Educação Formal. Tomamos como corpus os depoimentos de dois professores da Reserva Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os depoimentos estão publicados no livro intitulado Canto de Morte Kaiowá: história oral de vida, de Carlos Sebe Bom Meihy, editado em 1991. Para a análise, nos valemos da teoria semiótica de linha francesa, conforme postulada pelo teórico da linguagem Algirdas Julien Greimas e seus seguidores.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Ramos, Mestre em Letras, área Linguística e Interculturalidade pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Mestre em Letras, área Linguística e Interculturalidade pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Rita de Cássia A. Pacheco Limberti, Professora Doutora da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

Professora Doutora da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

RAMOS, M. A. da S.; LIMBERTI, R. de C. A. P. Discurso de professores indígenas: uma análise semiótica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 3, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i3.157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/157. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA