A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v0i3.156Palavras-chave:
Livro didático, Interculturalidade, Inglês, World Englishes,Resumo
Segundo estudos recentes, as abordagens de ensino de língua inglesa têm se modificado bastante, devido à situação da língua na atualidade (língua global e world Englishes) e às notórias revoluções nos meios de comunicação e tecnologias que têm facilitado o contato entre pessoas de línguas e culturas diversas; nesse contexto o ensino e aprendizado do inglês devem levar em conta essas situações interculturais para que os traços socioculturais que caracterizam os falantes se tornem, na verdade, aspectos relevantes para a compreensão mútua e a autovalorização. Essa perspectiva intercultural é componente da competência comunicativa intercultural (CCI) a qual tem sido divulgada por vários estudiosos da contemporaneidade, sobretudo Byram (2002). Oliveira (2010) é uma das difusoras da CCI no Brasil e defende a promoção do ensino de inglês que envolva o desenvolvimento da CCI e o respeito às variedades de inglês faladas no mundo. Fundamentada, principalmente, nas propostas de Byram (CCI) e de Kachru (world Englishes), a autora desenvolveu um checklist para identificar pontos de convergência entre livros didáticos de inglês e as propostas de ensino e aprendizado da língua na atualidade. O presente artigo apresenta uma análise de duas coleções de livros didáticos de inglês do ensino médio: Upgrade da editora Richmond e Prime da editora MacMillan. As obras fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático 2011 que sugere os livros a serem utilizados pelo ensino médio no ano de 2012. A análise, baseada na proposta de Oliveira (2010), concluiu que ambas as coleções parecem estar assimilando a ideia da interculturalidade, contudo ainda precisam assumir (e mostrar) o fato de que a língua inglesa, hoje, compreende inúmeras variedades.
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