O sonho que brotou:

relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v16i2.15067

Resumo

Sabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos.

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Biografia do Autor

Renata de Souza França Bastos de Almeida, UNESP

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFC – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Marília). Professora de Educação Básica da rede municipal de Londrina/PR.

Andreia dos Santos Oliveira, IFRO - Rondônia

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Rondônia.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

CABRAL, G. de A. C.; ALMEIDA, R. de S. F. B. de .; OLIVEIRA, A. dos S. O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 78–94, 2022. DOI: 10.35499/tl.v16i2.15067. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS