A poética de e Auritha Tabajara: autoficção em "Coração na aldeia, pés no mundo"
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v16i1.14039Resumo
Auritha Tabajara, cordelista, mulher Tabajara, nordestina, LGBTQIA+, ela-bora uma escrita com tons biográficos em Coração na Aldeia, Pés no Mundo (2018). Essa escritura põe em xeque a questão autoral: no jogo entre duas vozes narrativas, no imbricamento entre a voz Tabajara e a voz individual, na narrativa da trajetória e das lutas da Auritha personagem. Tal apreensão de Coração na Aldeia, Pés no Mundo (2018) é feita com base no conceito de autoficção (DOUBROVSKY, 2014; COLONNA, 2014) que contrapõe a noção de sujeito autossuficiente logocêntrico. A autoficção é utilizada para com-preender como Auritha se transforma em personagem e em objeto de um discurso, como constrói um eu textual, biográfico e ficcional, a partir do cordel. A proposta deste trabalho é analisar os processos autoficcionais elabo-rados na perspectiva dessa mulher Tabajara. Portanto, a poética de Auritha Tabajara destaca seu nome próprio e sua integração com a nação Tabajara, em uma moldura constituída por aspectos estilísticos, performativos, ficcionais e ancestrais.
Downloads
Referências
COLONNA, Vincent. Tipologia da autoficção. in: NORONHA, Jovita Maria Gerhein. Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FAEDRICH, Anna. Autoficção: um percurso teórico. Criação & Crítica, n. 17, p.30-46, dez. 2016. Disponível em: <http://revistas.usp.br/criacaoecritica>. Acesso em: 14 abr. 2022
SIOUI, Georges E. Pour une autohistoire amerindienne; essai sur les fondements d* une morale sociale proprement americaine. Juillet: Ecole des Gradues, Universite Laval, 1987.
TABAJARA, Auritha. Coração na aldeia, pés no mundo. Lorena, SP: UK’A Editorial, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.