Desexplicações e lampejos de Francisco Bento da Silva sobre o Acre

Resumo

O objetivo deste escrito é resenhar a obra em epígrafe. O livro de Francisco Bento da Silva, que é professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), nos cursos de Graduação em História, Mestrado em Ensino de História e Mestrado e Doutorado em Letras, possui quatro capítulos e é proveniente de sua pesquisa de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluída em 2020. Na obra, Silva analisa muitas obras literárias sobre a região do Acre, escritas nos séculos XIX e XX, bem como muitos autores dessas obras e muitas personagens. Analisa poemas, charges e imagens (fotografias) publicadas em jornais brasileiros no/do referido período. Não me aterei a citar tais obras, autores e personagens porque são em grande quantidade. Ater-me-ei à essência da obra de Silva, ao tema por ela tratado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayson Ribeiro Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).

Mestre (2016) e Doutorando (2020-2024) em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor de Economia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).

Referências

SILVA, Francisco Bento da. Acre, formas de olhar e de narrar: natureza e história nas ausências. Rio Branco: Nepan, 2020, 157p.
Publicado
2022-06-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 117
  • PDF downloads: 155
Como Citar
TELES, T. R. Desexplicações e lampejos de Francisco Bento da Silva sobre o Acre . Tabuleiro de Letras, v. 16, n. 1, p. 203-209, 23 jun. 2022.
Seção
RESENHAS