Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria

Autores

  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ DCH IV. Núcleo de Estudos Orais Memória e Iconografia-NEO. Linha de Pesquisa Educação e Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v2i1.121

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Discursos, Deslocamentos, Textos, Autoria-co-autoria,

Resumo

Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos?

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ DCH IV. Núcleo de Estudos Orais Memória e Iconografia-NEO. Linha de Pesquisa Educação e Linguagem

Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ DCH IV. Núcleo de Estudos Orais Memória e Iconografia-NEO. Linha de Pesquisa Educação e Linguagem

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

SILVA, A. L. G. da. Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v2i1.121. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA