Mv Bill - O intelectual negro nas esferas da insurgência

Autores

  • Sayonara Amaral Professora de Literatura na Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v1i1.118

Palavras-chave:

Mv Bill, Hip-hop, Intelectuais negros, Crítica social

Resumo

Considerando que o hip-hop nacional tem se configurado em um espaço fecundo para o surgimento de jovens intelectuais da cultura popular negra contemporânea, neste trabalho, discutem-se aspectos da crítica sociocultural ativada nos discursos do rapper MV Bill. Toma-se o conceito de intelectual negro insurgente, cunhado por Cornel West, a fim de interpretar a postura assumida por MV Bill no questionamento aos “regimes de verdade” que insistem em excluir e segregar a população negra no país. A partir de trechos colhidos de sua produção poética e também de depoimentos prestados pelo rapper, enfoca-se o modo pelo qual são aí veiculadas políticas de resistência e de auto-afirmação identitária, construídas na contramão das representações responsáveis por escamotear conflitos etno-sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Amaral, Professora de Literatura na Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia.

Professora de Literatura na Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

AMARAL, S. Mv Bill - O intelectual negro nas esferas da insurgência. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v1i1.118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/118. Acesso em: 20 abr. 2024.