O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade

Autores

  • Esther Gomes de Oliveira Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina
  • Suzete Silva Nascimento Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v1i1.111

Palavras-chave:

Numeral, Lugar de quantidade, Argumentação, Publicidade,

Resumo

Neste trabalho, buscamos disseminar o projeto de pesquisa intitulado “Aspectos Gramaticais na Argumentação Publicitária”, fundamentado nas linhas teóricas da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, em andamento no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. A publicidade é altamente argumentativa e utiliza as mais diversas técnicas para persuadir o interlocutor e garantir sua adesão ao jogo do discurso. Cada anunciante tenta ressaltar os aspectos positivos de seu produto, apelando para o uso de variados recursos lingüísticos e visuais.  Hoje em dia é impossível imaginarmos um mundo sem publicidade, ela nos rodeia e já faz parte da nossa vida, desempenhando, muitas vezes, um papel decisivo em nossas opções e decisões do cotidiano. Acreditamos que, se o leitor compreender os mecanismos que subjazem na mensagem do anúncio, terá mais elementos para fazer uma leitura crítica e se deixar persuadir ou não. Neste artigo, objetivamos mostrar como o numeral, de modo geral, aceito como um dado informativo, preciso e de credibilidade, na propaganda, figura não só como importantíssima voz de autoridade, como também demarca o lugar de quantidade. Assim, os numerais, aparentemente objetivos, criam, no contexto discursivo, determinados efeitos de sentido que, de forma implícita, demonstram uma poderosa força argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther Gomes de Oliveira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina

Suzete Silva Nascimento, Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. de; NASCIMENTO, S. S. O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v1i1.111. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/111. Acesso em: 23 dez. 2024.