Hablamos y ‘ensenamos’ un ‘puoco’ de español:

  • Fabiana Soares da Silva & Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de língua espanhola, Cultura, Imaginário discursivo, Efeitos de sentido, Mídia.

Resumo

 Os discursos que circulam na mídia acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Espanhola, bem como dos sujeitos hispanohablantes, contribuem diretamente para a criação e sustentação de um imaginário em torno dessa língua. Logo, partindo do pressuposto de que os discursos midiáticos são capazes de afetar o modo como os sujeitos se relacionam com a referida língua, buscou-se, a partir da perspectiva instaurada pela Análise do Discurso de linha Francesa, analisar como o imaginário sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol veiculado na mídia pode ser compreendido, bem como as possíveis ressignificações que os “aprendizes” dessa língua podem fazer a partir desse tipo de discurso e os efeitos de sentido que esse imaginário pode gerar sobre os conceitos língua, ensino e aprendizagem de Espanhol. Para tanto, foram selecionados e analisados quatro vídeos publicitários de escolas de idiomas a partir de recortes de sequências discursivas que representassem o processo discursivo instaurador do imaginário sobre o espanhol. Os resultados evidenciam que, embora sejam produzidos diferentes efeitos de sentido em torno dos vídeos analisados, esses direcionam os sentidos para um único imaginário, o que reforça ainda mais os estereótipos criados e sustentados acerca da língua espanhola e dos sujeitos hispanohablantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Soares da Silva & Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

[1] Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Especialista em Leitura e Escrita pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail para contato: faby_unipampa@hotmail.com

 

[1] Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do Curso de Letras na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail para contato: carolinafernandes@unipampa.edu.br

Publicado
2015-01-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 172
  • PDF downloads: 259
Seção
SEÇÃO LIVRE