Hablamos y ‘ensenamos’ un ‘puoco’ de español:
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v8i2.1103Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de língua espanhola, Cultura, Imaginário discursivo, Efeitos de sentido, Mídia.Resumo
Os discursos que circulam na mídia acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Espanhola, bem como dos sujeitos hispanohablantes, contribuem diretamente para a criação e sustentação de um imaginário em torno dessa língua. Logo, partindo do pressuposto de que os discursos midiáticos são capazes de afetar o modo como os sujeitos se relacionam com a referida língua, buscou-se, a partir da perspectiva instaurada pela Análise do Discurso de linha Francesa, analisar como o imaginário sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol veiculado na mídia pode ser compreendido, bem como as possíveis ressignificações que os “aprendizes” dessa língua podem fazer a partir desse tipo de discurso e os efeitos de sentido que esse imaginário pode gerar sobre os conceitos língua, ensino e aprendizagem de Espanhol. Para tanto, foram selecionados e analisados quatro vídeos publicitários de escolas de idiomas a partir de recortes de sequências discursivas que representassem o processo discursivo instaurador do imaginário sobre o espanhol. Os resultados evidenciam que, embora sejam produzidos diferentes efeitos de sentido em torno dos vídeos analisados, esses direcionam os sentidos para um único imaginário, o que reforça ainda mais os estereótipos criados e sustentados acerca da língua espanhola e dos sujeitos hispanohablantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-04
Como Citar
& CAROLINA FERNANDES, F. S. da S. Hablamos y ‘ensenamos’ un ‘puoco’ de español:. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 116–137, 2015. DOI: 10.35499/tl.v8i2.1103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1103. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
SEÇÃO LIVRE
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.