Interseções epistemológicas entre o estruturalismo inatista de Chomsky e o estruturalismo sistêmico de Saussure

Autores

  • Paulo Pereira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i2.1101

Palavras-chave:

Teoria linguística, Epistemologia científica, Filosofia, Estruturalismo.

Resumo

Este artigo revisita a historiografia filosófica em busca de ontologias que demarcam algumas questões precípuas do conhecimento humano refletidas na ciência linguística. Com base nessas questões ontológicas pertinentes, inserimo-nos na discussão de alguns autores que demonstram a continuidade de tais indagações nos pilares teóricos e doutrinários presentes na Linguística desde a sua fundação moderna por Saussure. Assim, proponho que tais questões estão presentes, também, além do estruturalismo saussuriano, no neo-estruturalismo chomskiano, revelando interseções epistemológicas maiores as quais, no âmbito da Linguística, dialogam com questões filosóficas ontológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Letras e Linguística (Sintaxe Gerativa, Teorias Linguísticas) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharel e Licenciado em Letras Vernáculas e Bacharel em Jornalismo pela UFBA.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Como Citar

PEREIRA, P. Interseções epistemológicas entre o estruturalismo inatista de Chomsky e o estruturalismo sistêmico de Saussure. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 31–48, 2015. DOI: 10.35499/tl.v8i2.1101. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1101. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE