Entrevista a Rodrigo Ramos Bañados
Migración, identidad y periferia
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v15i1.10610Resumo
Entrevista com o escritor chileno Rodrigo Ramos Bañados. Ramos Bañados é um dos escritores mais destacados da literatura nacional chilena nos últimos anos. O seu trabalho é caracterizado pela sua reapresentação da sociedade actual e da política nacional, especialmente no norte do Chile. Ele define-se como um "escritor de rua" porque é andando pela cidade que ele capta, imagina e cria as suas personagens. A experiência desta "caminhada pela cidade" é o que dá contexto às suas obras. Um dos seus romances, Ciudad Berraca (2018), destaca-se por mostrar as situações reais vividas pelos migrantes colombianos, como vivem e se relacionam com a cidade, e a reacção dos habitantes locais na cidade de Antofagasta. Isto leva a uma série de mudanças e problemas socioculturais relacionados com a identidade, a marginalidade e a vida na periferia da cidade.
Downloads
Referências
Deleuze, G. y Guattari, F. (1978). Kafka. Por una literatura menor. México: Ediciones Era.
Deleuze, G. y Guattari, F. (2004). Mil Mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos.
Landaeta, P. (2018). “El mestizaje en la constitución del pueblo en la literatura social chilena y su contraposición con la tradición positivista latinoamericana: una mirada desde el agenciamiento colectivo de enunciación de Deleuze y Guattari. Recepción y apuesta desde Hispanoamérica. Cuatro movimientos desde el margen”. Universidad de Guanajuato: México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.