EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): JOGOS DIDÁTICOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Aprendizagem Lúdica, Metodologias, Ensino de GeografiaResumo
Tendo em vista a necessidade de inserção de novas ferramentas pedagógicas em sala de aula para a obtenção de uma aprendizagem significativa, o presente trabalho objetiva, através das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, demonstrar a relevância da aplicação de jogos educativos no ensino de Geografia, de maneira que o lúdico seja entendido como uma possibilidade no processo ensino-aprendizagem. O trabalho teve amparo metodológico à abordagem qualitativa, e para tal foram realizados alguns levantamentos documentais e bibliográficos. Concluímos que os jogos didáticos como ferramenta pedagógica, oferecem ao trabalho docente novas possibilidades para realizar uma aprendizagem significativa na sala de aula.