A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Autores

  • Maísa Andrade Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Paloma Sueli dos Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Reinaldo Lelis Brito Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Nubia Maria de Brito Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Stela de Jesus Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino-aprendizagem, Didática, Jogos dinâmicos, Formação docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID contribui para a formação de professores de Geografia, abordando as experiências vivenciadas no Grupo Escolar Senador Ovídeo Teixeira, nas turmas de 7° ano, “Maria José Dupré” e “Fernando Sabino, onde atuamos nos anos de 2018 e 2019 como bolsistas. Dessa maneira, relataremos as diferentes metodologias utilizadas nas aulas de coparticipação, com a professora supervisora, destacando o uso do “Jogo das três pistas” para trabalhar o espaço urbano e o rural no contexto da economia brasileira. Além disso, salientaremos o uso do jogo “Explorando o Brasil e seus Vizinhos” para explicar a regionalização do território brasileiro com o intuito de que os alunos decodifiquem os Estados do país e suas respectivas capitais. Através do uso de diferentes ferramentas, buscamos despertar o interesse dos discentes em relação a Geografia, vista como disciplina entediante e de difícil compreensão. Mencionaremos os resultados obtidos, com os jogos e o desempenho e participação dos alunos com o uso de outros métodos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-26

Como Citar

Silva, M. A. ., Pereira, P. S. dos S. ., Brito, R. L. ., Silva, N. M. de B. ., & Jesus, S. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15722