A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID
Palavras-chave:
Metodologia, Ensino-aprendizagem, Didática, Jogos dinâmicos, Formação docenteResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID contribui para a formação de professores de Geografia, abordando as experiências vivenciadas no Grupo Escolar Senador Ovídeo Teixeira, nas turmas de 7° ano, “Maria José Dupré” e “Fernando Sabino, onde atuamos nos anos de 2018 e 2019 como bolsistas. Dessa maneira, relataremos as diferentes metodologias utilizadas nas aulas de coparticipação, com a professora supervisora, destacando o uso do “Jogo das três pistas” para trabalhar o espaço urbano e o rural no contexto da economia brasileira. Além disso, salientaremos o uso do jogo “Explorando o Brasil e seus Vizinhos” para explicar a regionalização do território brasileiro com o intuito de que os alunos decodifiquem os Estados do país e suas respectivas capitais. Através do uso de diferentes ferramentas, buscamos despertar o interesse dos discentes em relação a Geografia, vista como disciplina entediante e de difícil compreensão. Mencionaremos os resultados obtidos, com os jogos e o desempenho e participação dos alunos com o uso de outros métodos de ensino.