DIÁLOGO ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR, A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA “VIDAS SECAS” DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Irlane de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Roberto Pereira de Novais Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Literatura, Interdisciplinaridade, Paisagem Geográfica

Resumo

Esta pesquisa intentou analisar a interação entre natureza e sociedade expressa pela paisagem geográfica, a partir do texto da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se levantamentos documental e bibliográfico que permitiram perceber que interdisciplinaridade em sala de aula adquire uma relevância significativa para o processo ensino-aprendizagem em Geografia.  Tendo em vista o quanto a literatura regional se aproxima da ciência geográfica, os fenômenos representados no texto literário realçam aspectos que podem ser contextualizados no ensino de Geografia, embora façam parte de diferentes áreas do conhecimento, revela-se expressa relação entre sujeito e mundo através da construção da paisagem geográfica.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Silva, I. de J. ., Novais, R. P. de ., & Dourado, G. G. de O. . (2022). DIÁLOGO ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR, A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA “VIDAS SECAS” DE GRACILIANO RAMOS. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15750