ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NA LOTERIA: UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Érica Karen Araújo Gomes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Luís Carlos Esdras Duarte Nascimento Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marcos Vinicius Teixeira Rodrigues Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marialva Fagundes Cotrim Stefanelli Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Jogos de Loteria, Análise Combinatória, Probabilidade, Recurso Lúdico

Resumo

Este trabalho visa contribuir matematicamente no discernimento e raciocínio lógico de alunos do Ensino Médio. Aprimorando seu olhar sobre as mais variadas situações cotidianas que têm interferência significativa desse componente em suas estruturas, para este fim é proposta uma oficina denominada “Loteria: desvendando seus mistérios matemáticos”. Esta por sua vez faz uso do estudo dos jogos de loteria (Quina e Mega-Sena), oferecidos pela Caixa Econômica Federal, como instrumento para introduzir os conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade. De maneira a promover um melhor ensino e aprendizado de ambos, visto que a utilização de práticas pedagógicas e metodologias não-tradicionais podem viabilizar para esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-27

Como Citar

Gomes, Érica K. A. ., Nascimento, L. C. E. D. ., Rodrigues, M. V. T. ., & Stefanelli, M. F. C. . (2022). ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NA LOTERIA: UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA PARA O ENSINO MÉDIO. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15740