Infância quilombola: aspectos identitários na prática educativa
Abstract
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de Conclusão de Curso na qual foi realizada um estudo sobre identidade e infância quilombola no contexto escolar desenvolvida em uma comunidade tradicional quilombola de Malhada-Bahia. O objetivo de tal pesquisa foi identificar quais evidências identitárias características da identidade e infância quilombola da Comunidade de Tomé Nunes são verificáveis na práxis educativa da escola investigada. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque etnográfico. Os resultados indicam que os elementos que caracterizam a infância analisada são perpassados por traços da identidade quilombola local, e que a escola integra essas características aos conhecimentos escolares, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a cultura e organização social da comunidade.
Palavras-chave: Quilombo. Identidade. Infância. Educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARTH, Fredrik. Grupos Étnicos e Suas Fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe, STREIFF- FENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. São Paulo: UNESP, 1998. p. 187-227.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância; tradução: Lia Gabriele Regius Reis; revisão técnica: Maria Letícia B. P. Nascimento. – Porto Alegre: Artmed, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade/ tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006.
LIMA, J. M.; MOREIRA, T. A.; LIMA, M. R. C. A sociologia da infância e a educação infantil: outro olhar para as crianças e suas culturas. Rev. Contrapontos, v 14, n. 1, p. 95110, 2014.
MOURA, Gloria. Quilombos contemporâneos: resistir e vencer/ Glória Moura. – Brasília: FCP, 2012.
SANTOS, Amilton. Lugar de Quilombola também é na universidade: apropriação dos espaços acadêmicos pelo jovem da Comunidade Quilombola Tomé Nunes. Governo do Estado da Bahia: Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. 2016. Acessado em: 10/08/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ TomazTadeu da Silva (org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular / Shirley Pimentel de Souza, 2015.
VYGOTSKY, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotsk; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.