Infância quilombola: aspectos identitários na prática educativa

Autores/as

  • Sheilla Zillane Souza Almeida

Resumen

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de Conclusão de Curso na qual foi realizada um estudo sobre identidade e infância quilombola no contexto escolar desenvolvida em uma comunidade tradicional quilombola de Malhada-Bahia. O objetivo de tal pesquisa foi identificar quais evidências identitárias características da identidade e infância quilombola da Comunidade de Tomé Nunes são verificáveis na práxis educativa da escola investigada.  Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque etnográfico. Os resultados indicam que os elementos que caracterizam a infância analisada são perpassados por traços da identidade quilombola local, e que a escola integra essas características aos conhecimentos escolares, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a cultura e organização social da comunidade.

 

Palavras-chave: Quilombo. Identidade. Infância. Educação.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTH, Fredrik. Grupos Étnicos e Suas Fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe, STREIFF- FENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. São Paulo: UNESP, 1998. p. 187-227.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância; tradução: Lia Gabriele Regius Reis; revisão técnica: Maria Letícia B. P. Nascimento. – Porto Alegre: Artmed, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade/ tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006.

LIMA, J. M.; MOREIRA, T. A.; LIMA, M. R. C. A sociologia da infância e a educação infantil: outro olhar para as crianças e suas culturas. Rev. Contrapontos, v 14, n. 1, p. 95110, 2014.

MOURA, Gloria. Quilombos contemporâneos: resistir e vencer/ Glória Moura. – Brasília: FCP, 2012.

SANTOS, Amilton. Lugar de Quilombola também é na universidade: apropriação dos espaços acadêmicos pelo jovem da Comunidade Quilombola Tomé Nunes. Governo do Estado da Bahia: Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. 2016. Acessado em: 10/08/2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ TomazTadeu da Silva (org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular / Shirley Pimentel de Souza, 2015.

VYGOTSKY, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotsk; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.

Publicado

2020-10-09

Cómo citar

ALMEIDA, S. Z. S. Infância quilombola: aspectos identitários na prática educativa. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 58–78, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/9139. Acesso em: 24 nov. 2024.