Importância e perfil do estudo da anatomia na formação médica: Percepção dos estudantes e desafios.

Autori

Abstract

A anatomia é essencial na formação médica e um alicerce para a prática clínica. O presente estudo avalia a percepção dos estudantes de medicina sobre a importância da anatomia e seu estudo na graduação. Objetivos: Avaliar a percepção discente sobre a importância da anatomia na formação médica, exame físico, raciocínio clínico, interpretação de exames de imagens e procedimentos médicos, além da carga horária, regularidade de estudo e autoconfiança no saber anatômico. Materiais e Métodos: Um questionário baseado na escala Likert de cinco pontos foi aplicado a 150 alunos de diferentes fases da graduação em medicina. Resultados: A maioria (98,7%) considerou a anatomia importante para formação médica. Foi considerada importante para exame físico (89%), raciocínio clínico (97,4%), interpretação de imagens (100%) e procedimentos médicos (100%). A maioria vê a carga horária como insuficiente (45,3% vs 40,7%) e refere estudo irregular (64,7% vs 35,3%), mas confia em seu conhecimento anatômico, seja parcialmente (72,7%) ou plenamente (6,6%). Conclusão: Alunos valorizam anatomia como pilar educacional, mas enfrentam desafios como carga horária inadequada e irregularidade nos estudos anatômicos. Embora tenham confiança razoável em seu conhecimento anatômico, os achados sugerem a necessidade de um currículo que amplie o contato com a anatomia durante o curso médico e promova métodos de ensino que potencializem a retenção de conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Luiza Souza Santana, UNEB

Médica pela Universidade do Estado da Bahia

Sandra de Quadros Uzêda, Universidade do Estado da Bahia

Cirurgiã Dentista (UFBA), Especialista em Dor orofacial e trauma, Mestre e Doutora em Morfologia e Genética (UNIFESP), Professora Titular de Anatomia humana (UNEB).

Fernando Pena Gaspar Sobrinho, UNEB

Médico pela UFBA, com mestrado e doutorado em Medicina (UFBA). Residência médica em otorrinolaringologia (UFBA). Professor de anatomia (UNEB).

Aline Lima dos Santos Trzan, UNEB

Fisioterapeuta pela Ucsal, mestrado em medicina pela UFBA. Professora de anatomia UNEB.

Pubblicato

2024-05-22

Come citare

Souza Santana, A. L., de Quadros Uzêda, S., Pena Gaspar Sobrinho, F., & Lima dos Santos Trzan, A. (2024). Importância e perfil do estudo da anatomia na formação médica: Percepção dos estudantes e desafios . Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(2), 124–136. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/19755