CANAIS DIALÓGICOS: UMA PERSPECTIVA PLURAL ACERCA DO LETRAMENTO
Abstract
Este estudo apresenta o letramento social como um instrumento importante no processo formativo humano. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva e os dados foram coletados de livros, periódicos científicos e repositórios virtuais de teses. Os resultados do estudo mostram que o desenvolvimento humano é um processo sócio-histórico e semiótico, mediado por signos, significados e significantes. Isso posto, é importante criar canais dialógicos para a coexistência humana em suas múltiplas formas de ser e se fazer enquanto membros integradores e construtores do mundo material, simbólico e cultural. O letramento social permite ao sujeito ler, entender e atuar sobre seu meio de forma ativa e crítica. A consciência é marcada pelas relações e interações que os indivíduos estabelecem consigo, com os outros e com o entorno social, promovendo mudanças no campo do real. Embora os significados sociais já estejam postos a priori, é possível a construção de significados pessoais ou sentidos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.