Análise de Rede de cursos técnicos e de cursos do ensino superior no Instituto Federal da Bahia (IFBA)
Abstract
Existe uma demanda cada vez mais urgente de se desenvolver práticas pedagógicas com vistas a uma disruptura histórica de uma fragmentação encontrada entre os campos da teoria e a prática. O avanço da Rede Federal, em especial o Instituto Federal da Bahia (IFBA), faz jus à expansão de atendimento dessas demandas. Em propostas curriculares que levam em conta o cotidiano do aluno e a história local, o IFBA, em seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), propõe-se a valorizar a história local e as memórias da comunidade com intuito de auxiliar a configuração de identidade dos alunos. Através de análise de documentos e criação de grafos, o presente trabalho objetiva verificar se a oferta de cursos do IFBA nos territórios de identidade do Litoral Sul e Metropolitano de Salvador estão alinhadas com o perfil socioeconômico das regiões em que estão inseridos. Os resultados mostram que há uma intenção de atender as necessidades dos municípios, porém é preciso um olhar mais atento para aferir a atenção que é dada ao território de identidade como um todo.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.