Análise de Rede de cursos técnicos e de cursos do ensino superior no Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Autores

  • BRUNO DE JESUS UNEB
  • Janile Jesus UNEB

Resumo

Existe uma demanda cada vez mais urgente de se desenvolver práticas pedagógicas com vistas a uma disruptura histórica de uma fragmentação encontrada entre os campos da  teoria e a prática. O avanço da Rede Federal, em especial o Instituto Federal da Bahia (IFBA), faz jus à expansão de atendimento dessas demandas. Em  propostas curriculares que levam em conta o cotidiano do aluno e a história local, o IFBA, em seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), propõe-se a valorizar a história local e as memórias da comunidade com intuito de auxiliar a configuração de identidade dos alunos. Através de análise de documentos e criação de grafos, o presente trabalho objetiva verificar se a oferta de cursos do IFBA nos territórios de identidade do Litoral Sul e Metropolitano de Salvador estão alinhadas com o perfil socioeconômico das regiões em que estão inseridos. Os resultados mostram que há uma intenção de atender as necessidades dos municípios, porém é preciso um olhar mais atento para aferir a atenção que é dada ao território de identidade como um todo.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

DE JESUS, B., & Jesus, J. (2022). Análise de Rede de cursos técnicos e de cursos do ensino superior no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 11–28. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/14057