O PANORAMA CIENTÍFICO INTERNACIONAL DO ESG ENTRE 2012 E 2022: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores/as

  • Viviane Almendra Paz Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Maria de Fátima Barbosa Góes

Resumen

O ESG representa a integração de fatores sociais, ambientais e de governança na gestão organizacional. Esse tema vem ganhando cada vez mais destaque em razão da pressão mercadológica e regulatória, da demanda de investidores e consumidores, e do contexto socioeconômico imprevisível e instável. A presente pesquisa teve como objetivo mapear, através de estudo bibliométrico e revisão sistemática, o panorama científico internacional do ESG entre 2012 e 2022. A partir das análises realizadas, foi possível inferir que a pesquisa científica sobre ESG vem crescendo exponencialmente nos últimos 10 anos, com crescimento substancial no ano de 2022, sugerindo tendência de aumento também para os próximos anos. Ademais, outras características do panorama dos estudos em ESG foram evidenciadas, como sua forte relação com o conceito de Responsabilidade Social Corporativa, a liderança dos EUA na quantidade de publicações sobre o tema e a predominância de abordagem empírica para a análise do ESG nas organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Barbosa Góes

Doutora em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Campus Salvador na Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

2024-11-24

Cómo citar

Almendra Paz Lima, V., & Barbosa Góes, M. de F. (2024). O PANORAMA CIENTÍFICO INTERNACIONAL DO ESG ENTRE 2012 E 2022: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 259–282. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/21531