RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
UMA REVISÃO DE ESTUDOS PUBLICADOS NO ESTADO DA BAHIA
Resumen
Esse artigo tem como objetivo sistematizar os relatos de experiência de mulheres vítimas de violência doméstica no Estado da Bahia em estudos publicados entre os anos de 2002 e 2022, a fim de analisar as percepções das mulheres em relação às dinâmicas e repercussões da violência doméstica. A abordagem utilizada foi a revisão narrativa de literatura e a coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos nas seguintes bases de dados: SciELO, PePSIC e BVS/Lilacs. Foi encontrado que as percepções das mulheres a respeito de situações vivenciadas na relação abusiva apresentavam um caráter singular, sendo descritas como culpa, angústia, medo, humilhação e vergonha em relação a si mesmas e ao relacionamento. No que se refere aos relacionamentos amorosos, destacou-se o quanto a socialização feminina favorece a permanência de mulheres nessas relações violentas, tendo como implicações negativas o desenvolvimento de transtornos mentais ou sofrimento psíquico, a saber: ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, rebaixamento da autoestima, risco maior de suicídio, bem como sintomas ou doenças físicas: fadiga, cefaleia, distúrbio do sono ou no padrão da alimentação. Conclui-se que a violência doméstica tem caráter de urgência e deve ser combatida de maneira conjunta entre a sociedade e as instituições que protegem e cuidam dessas mulheres, visto que, através desse estudo, foi possível concluir que as pessoas que estão realizando os serviços de saúde e proteção não estão preparadas o suficiente para acolher as mulheres vítimas de violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.