METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores/as

Resumen

Nas últimas décadas ocorreram transformações econômicas, sociais, culturais e principalmente tecnológicas, que impactaram também as instituições de ensino, fomentando a adaptação do modelo educacional às mudanças dos últimos anos. Nesse cenário, surgem as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como sinônimo de um método ativo, metodologias estas que os cursos de graduação em enfermagem têm aderido em suas práticas. Objetivou-se, neste trabalho, identificar quais os benefícios do uso de metodologias ativas para a formação dos discentes dos cursos de graduação em Enfermagem, realizada através de uma revisão bibliográfica exploratória, por meio de consulta às bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO, no período de julho de 2019 a abril de 2020, utilizando as seguintes palavras-chave: Aprendizagem, Enfermagem e Educação Superior. Evidenciou-se que os benefícios das metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em Enfermagem possibilitam a aproximação do estudante com a realidade de saúde e da sociedade na qual está inserido, o desenvolvimento da autonomia do educando no pensar e atuar, aumento do nível de competência na execução de técnicas e procedimentos, a aquisição de maior confiança em suas decisões e aplicação do conhecimento em situações práticas, a integração entre teoria e prática, capacidade de mediar conflitos, além de desenvolvimento da tomada de decisão e de uma visão crítica da realidade e trabalho em equipe, rompendo com o modelo tradicional de ensino e fundamentando-se em uma pedagogia problematizadora. Reconhece-se a necessidade de outros estudos sobre os benefícios das metodologias ativas no ensino de cursos de graduação em Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thayla Ribeiro Pegorete Possamai, UNIFASIPE

Graduada em Enfermagem (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop. Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Unifasipe - Centro Universitário. Atualmente é aluno de Pós Graduação a nível de Mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso, atuando na linha de pesquisa Morfologia e Fisiopatologia das Doenças Não-transmissíveis. Atuou como bolsista PIBIC financiada pelo CNPq, na linha de pesquisa pré-clínica em Farmacologia Comportamental. Foi integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde Interdisciplinar (GEPSAI).  É docente no Centro Universitário Fasipe, atuando nos cursos de Educação F´´´ísica, Enfermagem, Estética, Nutrição e Psicologia.

Josiane Brolo Rohden, Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena.

Professora, pesquisadora e poeta. Doutora em Educação (2019) e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso- PPGE/UFMT/Cuiabá. Realizou o Estágio Doutoral em Educação na Loyola University em Chicago, Estados Unidos da América (2017-2018), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Sinop. É professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Campus Vilhena, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Infancionática que se dedica aos estudos das infâncias, das culturas infantis, linguagens, criações e expressões do brincar, do artistar das poéticas da infância.

Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Possamai, T. R. P., & Rohden, J. B. . (2021). METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 6(2), 92–109. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/11066