O uso do TBL como nova ferramenta didática em aulas de histologia: relato de experiência.

Authors

  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Centro Universitário Inta - UNINTA

Abstract

O Team-Based Learning (TBL), o Aprendizado Baseado em Equipe, é uma metodologia ativa muito usada atualmente e privilegia a participação efetiva do estudante na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos. Objetiva-se nesse artigo relatar a experiência vivenciada no uso dessa metodologia em sala na disciplina de Histologia. A metodologia foi baseada nas 5 etapas: 1) teste individual, garantido avaliar o estudo prévio; 2) teste em grupo; 3) discussão entre os grupos e o professor sobre cada questão do teste; 4) aula diferenciada e 5) aplicação dos conhecimentos em situação prática. Percebe-se que o TBL está dentro dos chamados métodos construtivistas, onde o aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, e o professor age como um agente facilitador no processo que orienta o aluno a buscar e gerar seus próprios conhecimentos. Ao empregar o TBL nota-se que os estudantes passam a se responsabilizar pela sua própria aprendizagem, pela aprendizagem dos outros alunos do seu time e sobretudo a melhora no desempenho dos alunos. Vai além de cobrir o conteúdo, garantindo aos estudantes a oportunidade de praticar o uso de conceitos do curso para resolver problemas. Essa metodologia é projetada para fornecer aos alunos conhecimento tanto conceitual quanto processual. O TBL é uma ferramenta simples, não requer instrumentos especiais, nem espaços diferentes, portanto é apto a ser desenvolvido por qualquer professor, em qualquer turma, em qualquer instituição e em qualquer curso.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-05-22

How to Cite

Silva Oliveira, M. A. (2024). O uso do TBL como nova ferramenta didática em aulas de histologia: relato de experiência. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(2), 165–175. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/19155

Most read articles by the same author(s)