O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMAÇARI NA SOLUÇÃO DAS DENUNCIAS RECEBIDAS PELA OUVIDORIA SUS
Resumo
Este artigo examina o desempenho do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Bahia, na resolução de denúncias entre 2019 e 2020, recebidas pela Ouvidoria SUS e pelo próprio Conselho. Em um contexto pós-redemocratização do Brasil, onde a participação da sociedade civil na saúde pública foi fortalecida pela Constituição de 1988, este estudo ressalta a relevância desses conselhos na transparência e na implementação de políticas de saúde. Adotando uma abordagem multidimensional, busca-se avaliar a eficácia desses órgãos no tratamento de reclamações do SUS. A metodologia qualitativa empregada inclui análise de documentos como atas de reuniões e relatórios do Conselho, além de legislação pertinente. Os resultados visam proporcionar uma compreensão detalhada do papel dos Conselhos Municipais de Saúde na supervisão e melhoria contínua dos serviços de saúde locais, apoiando a gestão democrática e participativa do sistema de saúde público do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ALEX PEREIRA DA SILVA, Paulo Cezar Souza Costa, Sonia Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.