EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM ESTUDO A PARTIR DOS GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) – DCH - CAMPUS-Ⅰ SALVADOR

Autores

  • Antônio César Mota Pastor Filho Universidade do Estado da Bahia
  • Carlos Alberto Orge Pinheiro UNEB

Resumo

No presente trabalho será posto em pratica a discussão referente ao tema, educação financeira: um estudo a partir dos graduandos de administração e contabilidade da Universidade do estado da Bahia (UNEB) – DCH – campus-Ⅰ Salvador. Observando que conhecimentos sobre finanças pessoais ainda é algo superficial, tendo em vista que com frequências por meio dos noticiários são relatados sobre os altos índice de endividamento em que se encontram a população brasileira. E este fato fica ainda mais evidente ao notar as disciplinas ofertadas dos cursos de administração e contabilidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – campus-I Salvador (DCH), onde ambos os cursos não possuem nenhuma disciplina voltada para o ensino da educação financeira pessoal. No que se diz respeito ambos deveriam ter disciplinas voltadas para melhor instruir os estudantes no quesito educação pessoal financeira contribuindo para uma reflexão crítica sobre essa questão ajudando os estudantes a melhor lidar com as finanças. Diante dessa realidade surgiram algumas inquietações como por exemplo: Como a ausência de disciplinas voltadas a educação financeira pessoal, pode interferir nas finanças dos universitários?  como a falta de disciplinas voltadas a educação financeira pessoal, pode a vir a influenciar na carreira de futuros administradores e contadores? Buscando responder tais questionamentos e inquietações sobre a educação das finanças pessoais de estudantes de administração e contábeis, de modo a chegar em um denominador comum ou resultado esperado. Foi elaborado um objetivo geral o qual busca demonstrar como a ausência de disciplinas voltadas para a educação financeira pessoal entre os componentes curriculares dos cursos de administração e contábeis comprometem na formação dos discentes. Nesse sentido, foi possível trazer a colaboração do diálogo com teóricos que defendem a inserção de disciplinas de educação financeira para o cotidiano da sala de aula.  A falta de educação financeira não só promove perdas financeiras reais, mas também priva sobre como a lidar com tal perda, pois se conhecendo sobre o sistema financeiro em um momento difícil o indivíduo saberá recorrê-lo e fará o uso consciente de suas finanças, algo que poucos utilizam e consequentemente compromete suas finanças de modo que chegam a ficar endividadas ou até mesmo inadimplentes por um longo período. Nesta perspectiva este estudo foi desenvolvido para chamar a atenção do quanto disciplinas voltadas a educação financeira pessoal devem esta inseridas na grade curricular dos cursos de administração e contabilidade.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Pastor Filho, A. C. M., & Pinheiro, C. A. O. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM ESTUDO A PARTIR DOS GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) – DCH - CAMPUS-Ⅰ SALVADOR. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 126–150. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20637