A RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE REPORTAGENS ENVOLVENDO EMPRESAS DO SETOR BANCÁRIO, E O VOLUME DE AÇÕES NEGOCIADAS DESTAS EMPRESAS

Autores

  • Carlos Alberto Orge Pinheiro UNEB
  • Filipe de Souza Miranda Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Nesta pesquisa será abordada a forma como a quantidade de reportagens publicadas sobre empresas do setor bancário podem influenciar nos seus volumes de ações negociadas. O mercado financeiro é sensível a qualquer informação divulgada, por isso, muitas vezes não apenas o acontecimento em si, mas como o fato é divulgado pode impactar no volume transacionado. Uma teoria que confirma isso é a heurística da disponibilidade, ao afirmar que a mente humana define a probabilidade de ocorrência de um evento com base na capacidade de recordar eventos passados. Para proceder com a pesquisa foi feito um levantamento, buscando obter a quantidade mensal de notícias veiculadas no registro das buscas do Google, enquanto que, o volume mensal de ações negociadas dos bancos analisados, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2021, foi obtido no site da bolsa de valores. Posteriormente utilizando o teste de causalidade de Granger foi possível verificar a existência de causalidade entre as variáveis reportagens e volume de ações negociadas para alguns bancos. Também foi possível, em todos os bancos pesquisados, verificar que não ocorreu causalidade entre o volume de ações negociadas e o número de reportagens. Assim sendo, mesmo que para alguns bancos, o volume de reportagens indicou causalidade com os volumes de ações negociados.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Pinheiro, C. A. O., & Miranda, F. de S. (2023). A RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE REPORTAGENS ENVOLVENDO EMPRESAS DO SETOR BANCÁRIO, E O VOLUME DE AÇÕES NEGOCIADAS DESTAS EMPRESAS. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(2), 43–55. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16807