Importância e perfil do estudo da anatomia na formação médica: Percepção dos estudantes e desafios.
Resumo
A anatomia é essencial na formação médica e um alicerce para a prática clínica. O presente estudo avalia a percepção dos estudantes de medicina sobre a importância da anatomia e seu estudo na graduação. Objetivos: Avaliar a percepção discente sobre a importância da anatomia na formação médica, exame físico, raciocínio clínico, interpretação de exames de imagens e procedimentos médicos, além da carga horária, regularidade de estudo e autoconfiança no saber anatômico. Materiais e Métodos: Um questionário baseado na escala Likert de cinco pontos foi aplicado a 150 alunos de diferentes fases da graduação em medicina. Resultados: A maioria (98,7%) considerou a anatomia importante para formação médica. Foi considerada importante para exame físico (89%), raciocínio clínico (97,4%), interpretação de imagens (100%) e procedimentos médicos (100%). A maioria vê a carga horária como insuficiente (45,3% vs 40,7%) e refere estudo irregular (64,7% vs 35,3%), mas confia em seu conhecimento anatômico, seja parcialmente (72,7%) ou plenamente (6,6%). Conclusão: Alunos valorizam anatomia como pilar educacional, mas enfrentam desafios como carga horária inadequada e irregularidade nos estudos anatômicos. Embora tenham confiança razoável em seu conhecimento anatômico, os achados sugerem a necessidade de um currículo que amplie o contato com a anatomia durante o curso médico e promova métodos de ensino que potencializem a retenção de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.