Pesquisas com coorte de universitários baianos com foco em atividade física e saúde: investigação em nível local e estadual – Parte II
Palavras-chave:
Comportamento de risco, Estudantes, Estudos longitudinaisResumo
O Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Felicidade (GPAFF) está vinculado à UESC. O GPAFF foi responsável por disseminar por meio de publicações científicas, diversas informações provenientes de estudos de delineamento transversal com universitários dos cursos presenciais da UESC e das universidades federais localizadas no estado da Bahia. Assim, observou-se comportamentos de risco prevalentes, como menores níveis de atividades físicas no tempo livre e de forma global, bem como a elevada ocorrência de níveis de estresse e insatisfação com a vida. No entanto, torna-se fundamental melhor identificar nesse grupo o momento do período universitário de maior exposição aos eventuais estilos de vida negativos. Deste modo, entende-se como fundamental trilhar ações de pesquisa que possam contemplar os universitários da UESC, mas, também das demais instituições de ensino superior do estado da Bahia, visando acompanhar os universitários pelo menos até a conclusão da formação. Embora as facilidades relativas à realização de pesquisa em locais que o público-alvo normalmente mantém presença semanal, este tipo de delineamento requer outras estratégias, de modo que permita conservar os participantes vinculados ao estudo, assim como ter as informações daqueles que por algum motivo deixem o monitoramento. Portanto, entende-se como um dos desafios a necessidade de ampliar a cultura da participação em pesquisas, de modo sensibilizar esse envolvimento como uma prática essencial para a destinação de melhorias para a saúde dos universitários.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Ferreira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.