Atividade física, saúde e qualidade de vida em comunidades universitárias: resultados de 15 anos de pesquisa
Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa, Comportamentos de Risco à Saúde, EstudantesResumo
A presente conferência teve como objetivo apresentar os resultados de 15 anos de pesquisa com foco em atividade física, saúde e qualidade de vida de comunidades universitárias, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Felicidade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ao longo dos anos foram realizadas as seguintes pesquisas: Perfil da Aptidão Física e Indicadores relacionados à Saúde de Estudantes de Educação Física (PAFIS EF) – UESC (anos 2007 e 2014); Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (MONISA), nos anos de 2010, 2012 e 2014; Estilo de Vida e Qualidade de Vida de Estudantes das Universidades Federais do Estado da Bahia (EV QUALI UFsBA), anos de 2019 e 2023; e Impacto da pandemia COVID-19 no estilo de vida de discentes e servidores de instituições de ensino superior (ano de 2022). As pesquisas foram fundamentadas com a concepção holística de saúde, associada aos constructos relativos aos fatores socioambientais e do estilo de vida. Determinados comportamentos foram prevalentes em universitários, como a atividade física em nível insuficiente, consumo de frutas e hortaliças em nível inadequado, além disso, o estresse e a insatisfação com a vida foram marcantes nesse grupo. As prevalências dessas condutas negativas, tanto em universitários quanto em servidores das instituições foram exacerbadas durante a pandemia da COVID-19. Deste modo, nota-se que 15 anos de pesquisa com foco nos principais atores da universidade, contribuíram para sanar possíveis lacunas da literatura, bem como explorar outros possíveis campos de investigação.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Ferreira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.