SAÚDE MENTAL COMO PROJETO PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DO CUIDADO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14673676Palabras clave:
Promoção em saúde, Saúde mental, Psicologia, UniversidadeResumen
Introdução: A ampliação do acesso ao ensino superior público facilitado por ações afirmativas é concebida positivamente quando tratamos da democratização deste acesso. Objetivo: O objetivo é descrever um relato de experiência sobre um projeto voltado para a promoção à saúde mental dos estudantes universitários, a fim de construir uma rede de apoio, desenvolvimento individual e comunitário para permanência estudantil. Método: Foi utilizada a metodologia participante por meio de Rodas de Conversa em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Resultados: Os resultados apontam que a Psicologia no contexto da Assistência Estudantil, além de contribuir para transformar o espaço universitário, pode desenvolver práticas emancipatórias que coloquem o processo de comunicação como instrumento mediador das relações sociais e possibilitem a construção de espaços que promovam a saúde mental e a permanência estudantil.
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