Motivação e respostas afetivas de universitárias ao exercício domiciliar
Palabras clave:
Afeto, Exercício Físico, MotivaçãoResumen
Objetivo: Analisar a associação entre a motivação de estudantes universitárias e as respostas afetivas agudas no Exercício Físico Domiciliar. Métodos: Para tanto, estudantes universitárias jovens e saudáveis serão convidadas a participarem desta pesquisa e responderem ao IMPRAF-54, um instrumento que avalia dimensões motivacionais para a prática de atividade física. Cada voluntária será submetida, individualmente, a uma sessão de exercícios físicos domiciliar remota, via Google meet. A sessão de exercícios em intensidade auto selecionada será composta por alongamento, exercícios mistos realizados apenas com o uso do peso corporal e volta à calma. Durante a sessão, às voluntárias deverão responder à questão “como você se sente agora?” indicando um valor correspondente na Feeling Scale após o aquecimento, após cada exercício e após a volta à calma. Os dados serão organizados em médias e desvio padrão e, após verificar a normalidade dos dados, será verificada a correlação entre as variáveis de motivação e resposta afetiva. Resultados esperados: Dentre os resultados esperados, espera-se conhecer as principais dimensões motivacionais das universitárias para a prática de atividades físicas, classificando a motivação das voluntárias em alta, média e baixa; e a resposta afetiva das participantes durante a sessão de exercícios físicos domiciliar; além de estabelecer correlações que evidenciem a existência de diferenças entre as variáveis mencionadas. Além de obter evidências acerca de possíveis influências da motivação na resposta afetiva no exercício físico domiciliar.
Descargas
Citas
Não se aplica
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lanielle de Sousa Brito Oliveira, Luiz Fernando Paulino Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Cuidados: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista pertenecen al autor (es), con derechos PC-RESC sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente PC-RESC como medio de publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.