NOTAS PRELIMINARES PARA A DESCOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação em saúde, Racismo, Saúde Pública, Educação Profissional em Saúde Pública

Resumen

Introdução: iniciamos este trabalho com um breve relato de caso de nossa experiência vivida junto a uma escola pública em um município baiano, desenvolvida através de um componente curricular teórico-prático do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, como forma de ensejar as discussões empreendidas sobre descolonização da Educação em Saúde no Brasil. Método: Trata-se de um ensaio teórico. Objetivo: refletir sobre alguns dos desafios postos ao campo da Educação em Saúde, à luz de perspectivas decoloniais e dos estudos sobre relações raciais e subjetividades. Resultados: apontamos como o bancarismo, o verticalismo e o autoritarismo nas práticas de educação sanitária herdaram a tecnologia pedagógica do convencimento destinada aos povos subalternizados no Brasil Colonial, garantindo a sobrevivência desse dispositivo de racialidade. Avançamos esboçando aproximações entre Paulo Freire, Frantz Fanon e Exu e apontamos como a Educação Popular assume como principal empreendimento teórico a análise das desigualdades sustentadas em classe, embora a todo o instante seus principais proponentes estejam falando, ainda que nem sempre abertamente, sobre raça e descolonização. Conclusão: indicamos alguns horizontes político-pedagógicos que podem contribuir para a reorientação da formação em saúde a partir das encruzilhadas.

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Biografía del autor/a

Silier Andrade Cardoso Borges, Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia.

 

Shirley Gonçalves Amaral dos Santos, Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Graduada em Saúde.

 

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Borges, S. A. C., Bitencourt, I. da S., Santos, S. G. A. dos, Soares, C. dos S., & Dias, L. M. B. (2023). NOTAS PRELIMINARES PARA A DESCOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e18947. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/18947

Número

Sección

Dossier Temático PROCESOS DE FORMACIÓN EN SALUD Y EDUCACIÓN: POSIBILIDADES PARA LA CONSTITUCIÓN DE PRÁCTICAS DE CUIDADO CONTRACOLONIAL

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