PERTENCIMENTO RACIAL E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autores/as

Palabras clave:

Assistência Integral à Saúde, Fatores Raciais, Biodiversidade, Desenvolvimento Infantil

Resumen

Objetivo: Descrever uma intervenção realizada com crianças em idade escolar, com o intuito de contribuir para a valorização da diversidade étnico-racial, e estimular o pertencimento racial de crianças negras, numa articulação intersetorial saúde-educação através de recursos lúdicos. Métodos: As atividades foram realizadas no período de setembro a novembro de 2019, em uma instituição de ensino pública municipal de Salvador, com crianças de cinco a seis anos de idade, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental. Resultados: Através desta abordagem foi possível verificar uma positiva assimilação dos elementos da cultura afro-brasileira apresentados às crianças, além da criação de uma perspectiva futura de articulação maior e mais frequente dos espaços de cuidado/promoção de saúde infantil com escolas públicas geridas pelo município de Salvador, atuando enfrentamento das vulnerabilidades, reforçando a necessidade de uma educação antirracista e minimizando os impactos do racismo. Conclusão: esta obra sinalizou lacunas no eixo saúde-educação com a proposição de que sejam preenchidas com uma maior compreensão de que a valorização da diversidade étnico-racial deve ser abordada também nos ambientes escolares, como um dos fatores essenciais na promoção do desenvolvimento infantil.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Barbosa , Universidade Federal da Bahia - Brasil

Residência em Saúde Coletiva com Ênfase na Primeira Infância.

Gláucia Andrade Silva Marinho , Universidade Federal da Bahia - Brasil

Residência em Saúde Coletiva com Ênfase na Primeira Infância

Juliana Prates Santana , Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho/Portugal.  Integrante do Laboratório de Relações Raciais, Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente.

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

Barbosa , A. P. ., Andrade Silva Marinho , G. ., & Prates Santana , J. . (2022). PERTENCIMENTO RACIAL E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 3, e13895. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/13895

Número

Sección

Dossier Temático SALUD DE LA POBLACIÓN NEGRA: PRÁCTICAS Y REFLEXIONES CONTRAHEGEMÓNICAS