IMPLANTAÇÃO DE JARDIM SENSORIAL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL DE SALVADOR, BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Assistência à Saúde Mental, Saúde da Criança, Saúde do AdolescenteResumen
Objetivo: resgatar as experiências e proporcionar a melhor compreensão do que foi vivenciado durante o planejamento e execução de um Jardim Sensorial, objetivando a partilha com realidades semelhantes e a produção de conhecimento embasado na perspectiva teórico-prática. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, construído a partir das observações e vivências de um Núcleo de Saúde Mental do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Resultados: O espaço total é composto por terreno cimentado, plano e com as laterais destinadas a um pequeno canteiro em formato de “L”. Ao lado do canteiro foi construído um piso tátil sensorial. Como atrativo, foi desenhado no chão, com cores vivas, uma “amarelinha”, brincadeira infantojuvenil que proporciona, por meio da ludicidade, a interação social. Discussão: O jardim sensorial, para além de oportunizar o trabalho com os sistemas vestibular e proprioceptivo, por meio de atividades que envolvem, a motricidade fina e geral, a coordenação e o equilíbrio, também proporciona vivências compartilhadas que podem ser tanto de caráter livre quanto estrategicamente orientadas, tais como: equipamentos de jogo; modelações de terreno que permitam treinar o equilíbrio e a destreza física; gincanas ou circuitos de obstáculos, entre outras. Conclusão: Julga-se necessário a realização de mais estudos na área, sobretudo sobre os efeitos do uso de jardins sensoriais no contexto do Sistema Único de Saúde. Espera-se que este trabalho amplie o número de evidências científicas acerca desta ferramenta de cuidado em saúde mental.
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Citas
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