IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Meditação, Estudantes, Ansiedade, Terapias Complementares, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados de 2015até 2019 sobre os impactos e contribuições da meditação na saúde mental e emocional durante o período acadêmico. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, no qual foram analisados artigos disponíveis na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizado os seguintes critérios de inclusão: artigos completos, publicados de 2015 a 2019 e possuir como assunto principal a meditação, estudantes, estudantes de enfermagem, estudantes de medicina, ansiedade, e como critério de exclusão artigos repetidos ou com fuga do tema. Resultados: Foram encontrados 78 artigos e após critérios de inclusão restaram 24, sendo utilizados 07 artigos para análise após leitura criteriosa. Discussão: Foram observados nos estudos impactos e contribuições importantes após o desenvolvimento de práticas meditativas nos estudantes. À medida que estas práticas se tornam frequentes, estudos confirmam maiores benefícios para os praticantes da meditação. Conclusão: Os estudos revelam que a meditação tem impacto na saúde mental e emocional dos estudantes universitários estando relacionada a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção e diminuição do estresse e do cansaço, bom desempenho cognitivo, melhora do sono, de atenção, do estado de consciência, de humor e empatia.

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Biografia do Autor

Agnes Claudine Fontes De La Longuiniere, Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade e da Rede de Pesquisadores em Espiritualidade e Saúde.

Elane Mascarenhas Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem

Geovana Magestade da Silva Bitencourt, Residente no programa Multiprofissional em Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde Coletiva

Ivone Gonçalves Nery, Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de pesquisa política, planeja mento em saúde

Ianderlei Andrade Souza, Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal da Bahia.

Priscila Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Longuiniere, A. C. F. D. L. ., Mascarenhas Carmo, E., Bitencourt, G. M. da S., Silva, A. M. F. da ., Nery, I. G. ., Souza, I. A. ., & Santos, P. G. dos. (2021). IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e9703. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/9703

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