CONTRIBUIÇÃO DA BRINQUEDOTECA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, Jogos e brinquedos, Saúde da criança

Resumo

Objetivo: discutir sobre a contribuição da brinquedoteca no tratamento de crianças hospitalizadas, tendo em vista que as privações e as restrições, que são feitas ao público infantil no ambiente hospitalar, geram desconforto, influenciando diretamente a resposta ao tratamento indicado. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, por meio de busca on-line, utilizando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de Periódicos CAPES por meio dos descritores “criança hospitalizada” e “jogos e brinquedos” com o conector booleano AND. Foram utilizados, como critérios de inclusão, os filtros: textos completos, idioma em português e artigos publicados entre 2014 e 2019. Resultados: a brinquedoteca torna o ambiente hospitalar menos hostil, pois o vínculo com os profissionais de saúde, durante o período de internação, contribui, de forma eficaz, por promover um bom relacionamento com os outros pacientes que se encontram hospitalizados e com os profissionais de saúde. Ressalta-se a importância da brinquedoteca no ambiente hospitalar não só para o desenvolvimento cognitivo, mas, também, para uma melhor aceitação ao tratamento e ao período de hospitalização. Conclusão: há a necessidade da existência da brinquedoteca no ambiente hospitalar, pois o ato de brincar exerce um importante papel no tratamento, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o período de internação.

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Biografia do Autor

Priscila Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do curso de enfermagem e Obstetrícia.

Vivian Mara Ribeiro, Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem. Integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Aleitamento materno.

Marizete Argolo Teixeira, Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem. 

Rosália Teixeira Luz, Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem. 

Layres Canuta Cardoso Climaco, Docente nas Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde

Mestra em Enfermagem e Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo: Práticas Integrativas e Complementares e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Aleitamento Materno.

Monique Gonçalves dos Santos, Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda em Engenharia Química.

Geovana Magestade da Silva Bitencourt, Graduanda pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Enfermagem. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde Coletiva.

Elane Mascarenhas Carmo, Graduanda pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Enfermagem. Integrante do Grupo de Extensão Saúde do Coto Umbilical.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Santos, P. G. dos, Ribeiro, V. M. ., Teixeira, M. A. ., Luz, R. T., Climaco, L. C. C. ., Santos, M. G. dos ., Bitencourt, G. M. da S., & Carmo, E. M. . (2020). CONTRIBUIÇÃO DA BRINQUEDOTECA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 1, e9750. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/9750

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