IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Meditação, Estudantes, Ansiedade, Terapias Complementares, Saúde MentalResumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados de 2015até 2019 sobre os impactos e contribuições da meditação na saúde mental e emocional durante o período acadêmico. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, no qual foram analisados artigos disponíveis na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizado os seguintes critérios de inclusão: artigos completos, publicados de 2015 a 2019 e possuir como assunto principal a meditação, estudantes, estudantes de enfermagem, estudantes de medicina, ansiedade, e como critério de exclusão artigos repetidos ou com fuga do tema. Resultados: Foram encontrados 78 artigos e após critérios de inclusão restaram 24, sendo utilizados 07 artigos para análise após leitura criteriosa. Discussão: Foram observados nos estudos impactos e contribuições importantes após o desenvolvimento de práticas meditativas nos estudantes. À medida que estas práticas se tornam frequentes, estudos confirmam maiores benefícios para os praticantes da meditação. Conclusão: Os estudos revelam que a meditação tem impacto na saúde mental e emocional dos estudantes universitários estando relacionada a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção e diminuição do estresse e do cansaço, bom desempenho cognitivo, melhora do sono, de atenção, do estado de consciência, de humor e empatia.
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