IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados de 2015até 2019 sobre os impactos e contribuições da meditação na saúde mental e emocional durante o período acadêmico. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, no qual foram analisados artigos disponíveis na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizado os seguintes critérios de inclusão: artigos completos, publicados de 2015 a 2019 e possuir como assunto principal a meditação, estudantes, estudantes de enfermagem, estudantes de medicina, ansiedade, e como critério de exclusão artigos repetidos ou com fuga do tema. Resultados: Foram encontrados 78 artigos e após critérios de inclusão restaram 24, sendo utilizados 07 artigos para análise após leitura criteriosa. Discussão: Foram observados nos estudos impactos e contribuições importantes após o desenvolvimento de práticas meditativas nos estudantes. À medida que estas práticas se tornam frequentes, estudos confirmam maiores benefícios para os praticantes da meditação. Conclusão: Os estudos revelam que a meditação tem impacto na saúde mental e emocional dos estudantes universitários estando relacionada a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção e diminuição do estresse e do cansaço, bom desempenho cognitivo, melhora do sono, de atenção, do estado de consciência, de humor e empatia.
Downloads
Referências
Brasil. Universidade Estadual de Campinas: Estresse. Cérebro e Mente. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Neurociência, 2015. [Acesso em 07 jan 2019]. Disponivel em:<http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2068-estresse>.
Caetano, VC, Araujo FM, Machado MP. Ansiedade, estresse e depressão associado ao índice de rendimento acadêmico em estudantes de fisioterapia. Cadernos de educação, saúde e fisioterapia, 2019; 6(12).
Carleto CT, Moura RCD, Santos VS, Pedrosa LAK. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem,2018; 20.
Sampaio RFV, Carvalho FMN, Kemp VH. Occupational Stressors and Quality of Life in the Work of Traffic Wardens.Rev PPP [Internet]. 2012; 7(1):34-43.
Freires LA et al. Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Psicologia em Pesquisa. 2018; 12, n. 3, p. 22-32.
Brasil, Ministério da Saúde. Portaria n. º 971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, v. 84, 2006.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo). 2010; 8, 1, 102-106.
Carpena MX, Tavares PS, Menezes CB. The effect of a six-week focused meditation training on depression and anxiety symptoms in Brazilian university students with 6 and 12 months of follow-up. Journal of affective disorders. 2019.246, 401-407. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2018.12.126
Mcconville J, Mcaleer R, Hahne A. The effect of mindfulness training on psychological wellbeing, learning and clinical performance of health professional students: a systematic review of randomised and non-randomised controlled trials. 2016. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.explore.2016.10.002
Saoji A, Mohanty S, Vinchurkar SA. Effect of a single session of a yogic meditation technique on cognitive performance in medical students: A randomized crossover trial. Journal of religion and health. 2017. 56, 1, 141-148. DOI: DOI 10.1007/s10943-016-0195-x
Spadaro KC, Hunker DF. Exploring the effects of an online asynchronous mindfulness meditation intervention with nursing students on stress, mood, and cognition: A descriptive study. Nurse Education Today. 2016. 39, 163-169. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.02.0060260-6917/© 2016 Elsevier Ltd. All rights reserved.
Van Der Riet P, Levett-Jones T, Aquino-Russell C. The effectiveness of mindfulness meditation for nurses and nursing students: An integrated literature review. Nurse education today. 2018. 65, 201-211. DOI: DOI:10.1016/j.nedt.2018.03.018
Cardoso BLA, Demarzo M. Contribuições da prática de mindfulness para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2018. 20(4); 81-92.
Galvanese ATC, Barros NFD, Oliveira AFPL. Contribuições e desafios das práticas corporais e meditativas à promoção da saúde na rede pública de atenção primária do Município de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2017. 33, e00122016.
Portella CFS, Malva SVA. Contribuições da meditação para a qualidade de vida de adolescentes. Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares. 2017. 5(8), 29-37.
Sampaio C. Volpi JH, Volpi SM. Respiração, relaxamento e meditação. XIII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2018. [ISBN –978-85-69218-03-6]. [Acesso em: 23 mar 2019]. Disponível em: http://centroreichiano.com.br/anais-doscongressos.
Catarucci, FM. Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina. 2018. (Tese). 103p. Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Sanko J, Mckay M, Rogers S. Exploring the impact of mindfulness meditation training in pre-licensure and post graduate nurses. Nurse education today, 2016.45. 142-147. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.07.0060260-6917/© 2016 Elsevier Ltd. All rights reserved.
Moir F et al. A peer-support and mindfulness program to improve the mental health of medical students. Teaching and learning in medicine. 2016. 28, 3, 293-302. DOI: 10.1080/10401334.2016.1153475. Epub 2016 Apr 19.
Gutierre MU, Gutierre RC, Curiati, JAE. A liga de meditação e saúde na educação, prevenção e terapêutica de profissionais de saúde e pacientes. Revista de Medicina.2019; 98(2):152-154.
- Visualizações do Artigo 211
- PDF downloads: 152
Copyright (c) 2021 Agnes Claudine Fontes De La Longuiniere, Elane Mascarenhas Carmo, Geovana Magestade da Silva Bitencourt, Andressa Miranda Fonseca da Silva, Ivone Gonçalves Nery, Ianderlei Andrade Souza, Priscila Gonçalves dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.