IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Meditação, Estudantes, Ansiedade, Terapias Complementares, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados de 2015até 2019 sobre os impactos e contribuições da meditação na saúde mental e emocional durante o período acadêmico. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, no qual foram analisados artigos disponíveis na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizado os seguintes critérios de inclusão: artigos completos, publicados de 2015 a 2019 e possuir como assunto principal a meditação, estudantes, estudantes de enfermagem, estudantes de medicina, ansiedade, e como critério de exclusão artigos repetidos ou com fuga do tema. Resultados: Foram encontrados 78 artigos e após critérios de inclusão restaram 24, sendo utilizados 07 artigos para análise após leitura criteriosa. Discussão: Foram observados nos estudos impactos e contribuições importantes após o desenvolvimento de práticas meditativas nos estudantes. À medida que estas práticas se tornam frequentes, estudos confirmam maiores benefícios para os praticantes da meditação. Conclusão: Os estudos revelam que a meditação tem impacto na saúde mental e emocional dos estudantes universitários estando relacionada a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção e diminuição do estresse e do cansaço, bom desempenho cognitivo, melhora do sono, de atenção, do estado de consciência, de humor e empatia.

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Biografia do Autor

Agnes Claudine Fontes De La Longuiniere, Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade e da Rede de Pesquisadores em Espiritualidade e Saúde.

Elane Mascarenhas Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem

Geovana Magestade da Silva Bitencourt, Residente no programa Multiprofissional em Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde Coletiva

Ivone Gonçalves Nery, Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de pesquisa política, planeja mento em saúde

Ianderlei Andrade Souza, Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal da Bahia.

Priscila Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduada em Enfermagem.

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Publicado
2021-10-27
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Como Citar
Longuiniere, A. C. F. D. L., Mascarenhas Carmo, E., Bitencourt, G. M. da S., Silva, A. M. F. da, Nery, I. G., Souza, I. A., & Santos, P. G. dos. (2021). IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS MEDITATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e9703. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/9703
Seção
Revisão de Literatura