SAÚDE MENTAL COMO PROJETO PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DO CUIDADO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14673676

Palavras-chave:

Promoção em saúde, Saúde mental, Psicologia, Universidade

Resumo

Introdução: A ampliação do acesso ao ensino superior público facilitado por ações afirmativas é concebida positivamente quando tratamos da democratização deste acesso. Objetivo: O objetivo é descrever um relato de experiência sobre um projeto voltado para a promoção à saúde mental dos estudantes universitários, a fim de construir uma rede de apoio, desenvolvimento individual e comunitário para permanência estudantil. Método: Foi utilizada a metodologia participante por meio de Rodas de Conversa em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Resultados: Os resultados apontam que a Psicologia no contexto da Assistência Estudantil, além de contribuir para transformar o espaço universitário, pode desenvolver práticas emancipatórias que coloquem o processo de comunicação como instrumento mediador das relações sociais e possibilitem a construção de espaços que promovam a saúde mental e a permanência estudantil.

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Biografia do Autor

Josiane de Souza Medeiros, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande Norte - Brasil

Mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Psicóloga no Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas. 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Medeiros, J. de S. (2024). SAÚDE MENTAL COMO PROJETO PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DO CUIDADO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 5, e20172. https://doi.org/10.5281/zenodo.14673676

Edição

Seção

Dossiê Temático PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE