NARRATIVAS FEMINISTAS NEGRAS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS, UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI N. 10.639/03
Palavras-chave:
Percursos Formativos, Relações Étnico-Raciais, Feminismo NegroResumo
Introdução: O tema da diversidade étnico-racial adquire maior visibilidade com a implementação da Lei n. 10.639/2003. Esse debate envolve questões como a discriminação racial no contexto escolar. Neste artigo, abordamos narrativas feministas negras tendo por base as reflexões coletivas realizadas na disciplina “Epistemologias Feministas Negras em Contextos Educacionais”, oferecida no segundo semestre de 2022, como Estágio docente, para os cursos de graduação em pedagogia e ciências sociais da Universidade estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Objetivo: Ressaltar esse percurso formativo de modo problematizar as narrativas de mulheres sobre a construção da intelectualidade em contextos marcados por discriminações interseccionais. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo como enfoque o relato de experiência. Para tanto, foram privilegiadas a produção textual, e outros registros documentais produzidos pelas cursistas, referente à “Roda de Diálogos Intelectuais Negras”, promovida durante a disciplina. Resultados: Tendo por base os princípios analíticos do feminismo negro identificamos que as experiências formativas das cursistas apontam para os desafios da formação intelectual de mulheres negras em contextos de opressões interseccionais de classe, gênero e raça. Conclusão: As concepções e práticas educativas antirracista e antissexista compartilhadas ao longo desse curso refletem vivências e aprendizagens individuais e coletivas, nas quais as cursistas assumem o lugar de autoria colaborativa, como uma comunidade de aprendizados.
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