PERTENCIMENTO RACIAL E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Palavras-chave:
Assistência Integral à Saúde, Fatores Raciais, Biodiversidade, Desenvolvimento InfantilResumo
Objetivo: Descrever uma intervenção realizada com crianças em idade escolar, com o intuito de contribuir para a valorização da diversidade étnico-racial, e estimular o pertencimento racial de crianças negras, numa articulação intersetorial saúde-educação através de recursos lúdicos. Métodos: As atividades foram realizadas no período de setembro a novembro de 2019, em uma instituição de ensino pública municipal de Salvador, com crianças de cinco a seis anos de idade, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental. Resultados: Através desta abordagem foi possível verificar uma positiva assimilação dos elementos da cultura afro-brasileira apresentados às crianças, além da criação de uma perspectiva futura de articulação maior e mais frequente dos espaços de cuidado/promoção de saúde infantil com escolas públicas geridas pelo município de Salvador, atuando enfrentamento das vulnerabilidades, reforçando a necessidade de uma educação antirracista e minimizando os impactos do racismo. Conclusão: esta obra sinalizou lacunas no eixo saúde-educação com a proposição de que sejam preenchidas com uma maior compreensão de que a valorização da diversidade étnico-racial deve ser abordada também nos ambientes escolares, como um dos fatores essenciais na promoção do desenvolvimento infantil.
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