FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO FARMACÊUTICA: ANÁLISE DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Farmácia Universitária, Instituição de Ensino Superior, Serviços Farmacêuticos, Educação em FarmáciaResumo
Objetivo: analisar o perfil das farmácias universitárias do Brasil considerando os Padrões mínimos para farmácia universitária definidos pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa documental, tendo-se como fontes primárias os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Farmácia (PPC) de instituições de ensino públicas, a Resolução CNE nº 6, de 19 de outubro de 2017, regimentos internos de farmácias universitárias, e ainda os sítios eletrônicos das instituições de ensino superior com cursos de Farmácia, dos cursos de Farmácia com farmácias universitárias e/ou das farmácias universitárias. A coleta de dados se deu com base em critérios de inclusão e o ordenamento, a classificação e o tratamento dos dados ocorreram com base em roteiros previamente construídos tendo como referencial os Padrões mínimos para farmácia universitária definidos pelo FNFU (2017). Resultados e discussão: As principais informações disponibilizadas nos PPC e nos sítios complementares referem-se à interface ensino, pesquisa e extensão, evidenciando que as farmácias universitárias têm sido importantes campos de práticas e estágios, com disponibilização de serviços e procedimentos farmacêuticos. Contudo, os demais eixos de análise previstos pelo FNFU não estão detalhados nos documentos de maneira sistemática, prejudicando uma análise mais pormenorizada desses aspectos. Conclusão: Em alguma medida, as farmácias universitárias apresentam os padrões mínimos definidos pela FNFU (2017), pois fundamentam-se na tríade ensino-pesquisa-extensão, apresentando atributos que fomentam a qualidade da formação farmacêutica, favorecendo o desenvolvimento de competências profissionais para atuar nas distintas áreas da profissão em estreita articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS).
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