PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO PANDÊMICO: ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino híbrido, Residência Multiprofissional, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde MentalResumo
Objetivo: descrever a experiência da discussão das mudanças do processo formativo de uma residência uniprofissional frente ao contexto pandêmico no Brasil e no Mundo. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado por enfermeiros especialistas em Saúde Mental. A implementação do modelo de ensino híbrido (aulas remotas e presenciais), como ferramenta de continuidade do processo de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia. Resultados: considerando o contexto pandêmico, o exercício profissional se restringiu à atividades remotas ou ao isolamento total, foram necessários os planejamentos realizados para a identificação de quais desses profissionais estariam disponíveis para desenvolver suas temáticas considerando esse novo cenário. Através das tecnologias de ensino e metodologias ativas a manutenção do compartilhamento do conteúdo teórico foi mantido e o processo formativo não foi interrompido. Conclusão: o processo de transição para o modelo hibrido foi alcançado, cabendo ressaltar que muitos desafios e potencialidades permearam o processo de execução. Ademais, ficou evidente a participação e o interesse dos residentes na utilização de recursos eletrônicos no processo formativo.
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