APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: JÚRI SIMULADO COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM DE TRATAMENTOS EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Dependência Química, Aprendizagem Baseada em Problemas, Residência Multiprofissional, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de realização do Júri Simulado: tratamento da dependência química em pauta, no contexto da residência uniprofissional em saúde. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado por enfermeiros, especialistas em saúde mental. O júri simulado ocorreu no dia 07 de outubro de 2020 no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e contou com a presença de oito residentes (divididos  em duas equipes de 4 membros), um juiz, uma escrivã, três jurados (dois participaram de maneira remota) e três espectadores (dois participaram de maneira remota), tendo duração de 2 horas. Resultados: destaca-se a relevância de colocar em pauta e discussão as metodologias ativas, principalmente o júri simulado, nos processos formativos, sobretudo nas residências em saúde, visto que é sobremodo potente e efetivo, porém, ainda é pouco conhecido e utilizado, sendo uma potente ferramenta, conforme explicitado no presente. Conclusão: o júri simulado foi uma escolha assertiva para todos os envolvidos e o que é ainda melhor, só gera expectativas de todas as partes envolvidas em quando será o próximo. Assim, o presente relato, ao descrever o júri simulado aplicado em um processo formativo de uma residência em saúde, explicita a efetividade do método, e potencializa a divulgação e conhecimento sobre o júri simulado.

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Biografia do Autor

Rafaela Sales Medeiros, Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - Brasil

Residência em Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem em Adições - Álcool e outras Drogas

José Gilberto Prates, Professor na Universidade de São Paulo - Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudo em Álcool e outras Drogas

Karine Generoso Hohl, Enfermeira psiquiátrica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - Brasil

Residência em Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade de São Paulo.

João Vitor Andrade, Residente em Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade de São Paulo - Brasil

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Medeiros, R. S., José Gilberto, J. G., Hohl, K. G., & Andrade, J. V. (2021). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: JÚRI SIMULADO COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM DE TRATAMENTOS EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e13158. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/13158

Edição

Seção

Dossiê Temático PESQUISA EM SERVIÇO: PRODUÇÕES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SA