PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TELEATENDIMENTO DO INSTITUTO COUTO MAIA (TELEICOM), SALVADOR, BAHIA, BRASIL
Palavras-chave:
Covid19, Pandemia, TeleatendimentoResumo
Relato de experiência de implementação de Teleatendimento do Instituto Couto Maia (TELEICOM) no atendimento de familiares e responsáveis dos pacientes internados com diagnóstico de covid-19 associados ou não a outras patologias em leitos de enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Couto Maia. No período de Março a Setembro de 2020 os familiares e/ou responsáveis de todos os pacientes internados e acompanhados pelos médicos residentes ou plantonistas recebiam ligações telefônicas, diariamente, de 2 a 3 médicos de diversas especialidades com informações das situações clínicas dos mesmos. O ICOM disponibilizava computadores com o prontuário eletrônico, telefones e a colaboração do(a)s assistentes sociais, a fim de garantir a manutenção dos atendimentos destes familiares/responsáveis. O TELEICOM, no período de 01/04/2020 a 30/09/2020, realizou 12.101 ligações telefônicas. O perfil dos pacientes internados foi, em sua maioria, homens. O predomínio, nos recebimentos das chamadas telefônicas, foi de mulheres. Da cidade de Salvador vinham cerca de 74,5 % dos pacientes e demais do interior da Bahia ou outros estados. Nesses meses de experiência de teleatendimento, o TELEICOM tem se mostrado um recurso eficiente para atendimento de familiares/responsáveis com demandas, possibilitando o atendimento remoto com qualidade, de acordo com as avaliações positivas recebidas através da equipe multiprofissional e da ouvidoria deste hospital.
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Referências
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OUVIDORIA SUS/ICOM. Responsável pelo Acompanhamento: MICHELE GOMES DOS SANTOS. Data: 12/08/2020 15:45:14
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