CORRELAÇÃO ENTRE A INCIDÊNCIA DE CASOS DE AIDS E A DISPONIBILIZAÇÃO GRATUITA DOS MEDICAMENTOS ANTIRRETROVIRAIS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Antirretrovirais, Epidemiologia, Medicina, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Serviços Públicos de SaúdeResumo
Introdução: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo HIV. Transmitido pelas vias sexual, sanguínea e placentária, este vírus tem impacto crescente na sociedade e afeta diferentes grupos populacionais ao longo dos anos, atingindo diferentes idades, orientações sexuais e regiões do Brasil. O primeiro caso nacional de AIDS foi confirmado em 1983, contudo, a Zidovudina, primeiro antirretroviral, só surgiu em 1987. Em 1996, a Lei Nº 9.313 tornou obrigatória a distribuição gratuita de antirretrovirais pelo SUS. Objetivo: Este trabalho visa correlacionar a incidência de AIDS e a oferta gratuita de tratamento pelo SUS. Método: Estudo ecológico, quantitativo, descritivo e retrospectivo, utilizando dados do DATASUS para comparar a incidência de AIDS antes e depois da Lei Nº 9.313/1996. Resultados: a partir da coleta de dados sobre à incidência dos casos de AIDS no Brasil, calculou-se a velocidade do crescimento das taxas de incidência. Tal cálculo mostrou que os novos casos registrados entre 1997e 2010 surgiram em uma velocidade inferior, quando comparados à velocidade de surgimento dos casos registrados entre 1990 e 1996. Conclusão: A partir de 1996, houve redução na velocidade do crescimento dos casos de AIDS, além da queda nas taxas de mortalidade e mudança no estigma social da doença.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RICV - Revista Interdisciplinar em Ciências da Vida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam neste periódicos concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons que permite que outras pessoas compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada no periódico (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico.
- Os autores são permitidos e incentivados a publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como maior tempo de citação do trabalho publicado. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).